Diferentes Visões da Qualidade no Software

Postado em 10. ago, 2011 por em Tudo sobre Tecnologia

Qualidade de Software (QS) tem perspectiva de vista diferentes vejamos algumas:

 Visão do usuário: software com qualidade é o que atende suas necessidades, é confiável e fácil de usar.

 Visão do desenvolvedor: software com qualidade é aquele que foi desenvolvido de forma que sua manutenção seja rápida, eficaz e eficiente, atendendo as necessidades de seu cliente.

 Visão do cliente: software com qualidade é o que agrega valor à organização e proporciona o retorno do investimento nele aplicado.

 Mesmo sendo subjetivo e dependente diretamente do contexto, a QS possui três fatores que também devem ser considerados para proporcionar qualidade (FILHO,RIOS,2003):

  •  O número e a gravidade dos defeitos residuais do processo de testes devem ser aceitáveis pela organização.
  •  O software deve ser entregue dentro do prazo e custo previstos, atendendo aos requisitos e expectativas do cliente e do desenvolvedor.
  •  O software deve ser projetado de forma que, quando identificado um defeito após sua implantação, sua manutenção seja realizada de forma eficiente.

 Um sistema em pleno funcionamento é resultado do trabalho conjunto de todos os envolvidos em seu processo de desenvolvimento. Dessa forma, cada envolvido não pode ver a QS como algo que atenda somente as suas próprias necessidades, mas sim como um objetivo comum, que todos se empenham para alcançá-lo (MOLINARI, 2005).

Fonte:  Documento de estudos do Centro Universitário UNIARA. “Introdução à Engenharia de Software”.

 

Tags:

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.