A feminilização dos negócios
Postado em 24. ago, 2011 por Fernanda Maia em Vida no trabalho
Características e valores masculinos são largamente responsáveis por levar as pessoas ao alto da escada, mas os valores femininos estão se tornando o único modo de se equilibrar lá.
Tradicionalmente as empresas têm sido controladas por uma hierarquia masculina em que há um líder cujo lema é “faça o que eu digo, senão…”. Essas empresas estão se tornando raridade, assim como o valentão da escola, que teve seu período de sucesso no tempo em que a massa muscular era mais importante do que a massa cinzenta, e que hoje está completamente fora de moda. Qualquer pessoa que queira chegar ao topo tem que conhecer as prioridades masculinas, mas o sistema de valores femininos funciona muito melhor quando se trata de fazer as coisas funcionarem com eficiência, harmonia e, portanto, sucesso.
Nos mais altos escalões, a ênfase em valores masculinos leva a lutas internas pelo poder. Quando não há acordo, a tendência é seguir “cada um por si”, eliminando o espírito de equipe. Os valores femininos, ao contrário, estimulam o trabalho de equipe, a colaboração e a interdependência, que se adaptam melhor aos recursos humanos e à estratégia da organização.
Não quero dizer com isso que os homens devam ser femininos nem as mulheres masculinas, mas que homens e mulheres precisam aprender a colaborar mutuamente, aprendendo de que forma a contribuição específica de cada um pode harmonizar-se para o bem da organização.
Deixe um comentário
You must be logged in to post a comment.