Kit para estimular inovação nas empresas é criado

Postado em 27. out, 2011 por em Vida no trabalho

A Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Empresas Inovadoras) e o Sebrae criaram um kit para estimular a inovação nas empresas.

As ferramentas incluem um triângulo de mesa com frases como “a hora é agora” (são 31 frases ao todo), “uau” e “criatividade é a solução”.Também há um calendário com mensagens diárias de estímulo (de autores conhecidos, como Albert Einstein, e de anônimos), adesivos, carimbos, cubos e um “bloco branco de ideias criativas”.

Tudo isso disposto em uma caixa chamada i9 (lê-se “inove”) -que dá nome ao kit.

De acordo com informações da Anpei, a ideia é que o kit seja utilizado por consultores que trabalham com motivação de líderes e gestores especialmente de micro e pequenas empresas.

“O kit trabalha a motivação. Todas as ações dependem da construção das condições favoráveis para a prática da criatividade. Isso pode levar à inovação”, explica Ana Paula Andriello, gerente de operações da Anpei.

“Condições favoráveis que podem ser tanto as do ambiente de trabalho, quanto as de modelo mental de cada pessoa envolvida”, diz.

Perguntada se um empresário “estimulado” pode ser mais competitivo mesmo diante dos entraves para inovação no Brasil -como marco regulatório frágil, poucos incentivos e falta de mão de obra qualificada- Andriello foi otimista.”Motivado a partir da implantação de técnicas, o empresário pode, sim, converter um problema em uma oportunidade.”

SABINE RIGHETTI

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/997295-kit-para-estimular-inovacao-nas-empresas-e-criado.shtml

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.